Líder comunitário, Alcihélio Lima de Negreiros (PTC), 41, o Cecéu, foi o segundo vereador mais votado de Aracruz, no norte do Espírito Santo, em 2020, com 1.192 votos. A cidade de pouco mais de 100 mil habitantes fica a 83 km de Vitória, capital capixaba.
Desde então, ele concilia as exigências e trâmites burocráticos da Câmara Municipal com o atendimento aos clientes de uma famosa churrascaria local.
Como as sessões são nas segundas-feiras à noite e o trabalho de garçom é de quarta a domingo, não há conflito de horários. Caso surja uma sessão extraordinária ou a necessidade de estar no gabinete, seus patrões o liberam.
Nascido na pequena Nova Floresta, no interior da Paraíba, Cecéu se mudou com os pais e dois irmãos para Aracruz quando tinha dois anos.
Ele conta que o senso de coletividade vem desde cedo, do exemplo em casa. Ele observava ainda criança o trabalho comunitário que sua mãe, Maria do Livramento, fazia no bairro de Morubá.
Professora primária, foi convencida pelo irmão a viajar para o município capixaba, que oferecia melhores oportunidades de emprego do que na cidade natal.
"Meu tio trabalhava na construtora Mendes Júnior e convenceu meus pais de que a vida em Aracruz poderia ser mais favorável. Não demorou para minha mãe conseguir trabalho numa escola estadual e meu pai na antiga companhia Aracruz Florestal", diz.